quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Filme: A Propósito de Llewyn Davis (2013)

A Propósito de Llewyn Davis é um filme que triunfa na abordagem simplista, na deslumbrante música e na interpretação excepcional de Oscar Isaac no papel principal. Os irmãos Coen têm outro êxito em mãos.

Nos anos 60, em Nova Iorque, Llewyn Davis (Oscar Isaac) procura a sua oportunidade na música folk. Todavia, tocando regularmente no bar Gaslight, Llewyn sente a sua carreira na música a fugir-lhe por entre os dedos e a vida pessoal a complicar-se consideravelmente. De casa em casa, de amigos em amigos, Llewyn vai sobrevivendo às custas da boa vontade de alguns. Certo dia, em contacto com o gato Ulysses, Llewyn pode finalmente ter a sua oportunidade.

A Propósito de Llewyn Davis transporta a audiência até aos anos 60 e, retirando o fulgor que é não raras vezes associado a esta época da história, mergulha-a numa envolvência baça em que abunda uma incógnita melancolia. A fotografia de Bruno Delbonnel, com os seus focos de luzes e de sombras e com a sua palete de cores amortecidas, acentua esta envolvência de forma sublime. A história de Llewyn Davis não é muito diferente destas sensações. Llewyn é alguém que emana melancolia, solidão e vontade parca. Tal como o ambiente que o rodeia, Llewyn parece alguém sem futuro, ou pelo menos alguém sem um futuro particularmente risonho. Com efeito, a jornada de Llewyn em A Propósito de Llewyn Davis é nada menos que desoladora para o seu espírito, ainda que os brilhantes momentos de humor negro de Joel e Ethan Coen como que reduzam no espectador esta ideia de desolação interna. Não restem dúvidas: Llewyn Davis não é uma personagem modelo e a sua história não é inspiradora.

A beleza de A Propósito de Llewyn Davis, pontuada por deslumbrantes momentos musicais, reside no efeito quase fantasista que a jornada de Llewyn parece tomar. A sua viagem para Chicago na companhia de dois desconhecidos – um dos quais fantástica e hilariantemente interpretado por John Goodman – é o momento fulcral em que o espectador se questiona sobre a veracidade de toda a história. Atravessando estradas vazias no meio de nenhures, esta sequência partilha as características de um sonho tido algures, já meio esquecido. Talvez Llewyn nunca faça efectivamente esta viagem; talvez toda a história seja o resultado da sua propensão criativa, reconstituída no seu processo de criação de música. O papel do gato Ulysses, orientado a caminhada e os desafios de Llewyn, parece dar força a esta teoria, quanto não seja pela forma sobrenatural e omnipresente como surge nos instantes em que Llewyn parece mais devastado com a sua falta de sorte. Assim como Ulysses, Llewyn parece ter mais do que uma vida.  

Joel e Ethan Coen, que também assinam o argumento, realizam A Propósito de Llewyn Davis com uma apropriada simplicidade, não obstante a narrativa aparentemente linear se revele intricada e profunda. Os seus planos em ruas ermas, em bares escuros e em corredores irrealmente apertados são demonstrações da sua natural capacidade para pegar no que é simples e criar algo distinto e notável. Oscar Isaac é extraordinário no papel de Llewyn Davis. Confinado a papeis menores, Oscar Isaac tem nesta profunda e enaltecedora interpretação a demonstração completa do seu talento e uma oportunidade para se candidatar a produções maiores. O seu Llewyn Davis, embebido em várias emoções, incapaz de compreender a música alheia, inspira diferentes relações. O elenco de suporte apresenta-se em bom plano, particularmente Carey Mulligan com a sua Jean indisposta, rude e preocupada.  


A música de A Propósito de Llewyn Davis é um elemento substancial da sua essência, outorgando um importante destaque à música folk. Dela sorve toda a narrativa. Na cena inicial do filme, enquanto Llewyn interpreta uma das suas músicas no bar Gaslight, um espectador assiste inteiramente absorvido, um cigarro nos seus lábios queimado quase até ao fim: analogia perfeita para o efeito que A Propósito de Llewyn Davis provoca na sua audiência.  

CLASSIFICAÇÃO: 4,5 em 5 estrelas


Trailer:

1 comentário:

  1. 4*
    Finalmente vi "A Propósito de Llewyn Davis" e gostei bastante do que vi e ouvi neste belo filme, recomendo que vejam.
    "Inside Llewyn Davis" tem um plot interessante e bem construído, mas peca por ser um filme demasiado grande.
    Convido-vos a ler a análise completa em http://osfilmesdefredericodaniel.blogspot.pt/2015/07/a-proposito-de-llewyn-davis.html
    Cumprimentos, Frederico Daniel...

    ResponderEliminar