quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Filme: A Advogada (2012)


A Advogada traz-nos a incrível história verídica de persistência e incondicional amor de Betty Anne Waters pelo seu irmão. Embora partidista na maneira como aborda os factos, galvaniza Hilary Swank para a por vezes rara performance notável.

Betty Anne Waters (Hilary Swank) trabalha incansavelmente para provar a inocência do seu irmão, Kenny (Sam Rockwell), e libertá-lo de uma pena perpétua. Ante as dificuldades financeiras e a indiferença da justiça, Betty decide formar-se em advocacia para compreender melhor o sistema e ajudar o seu irmão, enquanto sente dificuldades para sustentar os próprios filhos. A força da sua amiga de curso, Abra Rice (Minnie Driver), e a emergência de testes de ADN dão a Betty a derradeira oportunidade para tentar apurar a verdade.     

A Advogada consegue ser um filme brilhante a espaços, nomeadamente quando é capaz de relacionar os eventos presentes dos irmãos Waters com a sua infância difícil e errática. É dessa maneira que consegue explicar com plausibilidade a perseverança de Betty em socorrer o seu irmão. Dispensou 16 anos da sua vida para ilibá-lo, desinvestindo do seu casamento e quase perdendo os seus filhos – prova de amor absoluto que o filme consegue apresentar da melhor maneira. Mas se A Advogada triunfa nessa vertente, falha na parte jurídica do seu guião. Munindo-se da veracidade da história e dos anos que passaram desde os acontecimentos, pouco ou nada faz para lançar uma real suspeita sobre a alegada envolvência de Kenny no assassínio de Katharina Brow, ou para apresentar a visão da família da vítima e da justiça. O filme certamente ficaria a ganhar se este lado tivesse sido trabalhado e o resultado do esforço de Betty seria mais recompensador.

Se A Advogada não chega a ser um filme brilhante pela tendência para apenas um lado dos acontecimentos, ou pela debilidade no tratamento dos temas e procedimentos jurídicos envolvidos, é efectivamente um bom drama e uma oportunidade eximiamente aproveitada tanto por Swank e Rockwell para puxarem dos seus galões. Swank consegue comover nos momentos de desespero e encantar nos momentos de triunfo, enquanto Rockwell envolve a sua personagem em camadas de amabilidade que se sente que podem ruir a qualquer instante fruto da desesperança e da melancolia.

A Advogada chega a Portugal dois anos depois da estreia oficial. Não se compreende a demora na distribuição portuguesa do filme – é certo que não é nenhum blockbuster, mas o seu visionamento vale mais a pena que a maioria deles. É uma excelente e tocante história de afeição, sacrifício e obstinação. É difícil não torcer pela libertação de Kenny (mesmo que o filme manipule, de certo modo, nesse sentido), sobretudo quando um tem em mente a quantidade de indivíduos erroneamente acusados por falta de verdadeiros e transparentes procedimentos de investigação. É uma história ainda mais tocante se se tiver em conta o que ocorreu depois dos acontecimentos retratados no filme.  

CLASSIFICAÇÃO: 3,5 em 5 estrelas

Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário