quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Filme: Oldboy - Velho Amigo (2013)

Sem ritmo, com baixos níveis de suspense e com Josh Brolin em baixo de forma, Oldboy – Velho Amigo é um remake sofrível que não trabalha as suas personagens e que desperdiça e torna incredível a história de origem.

Joe Doucett (Josh Brolin) é um pai alcoólico e irresponsável que provoca conflitos e mal-estar por todo o lado. Certo dia, durante uma das suas intensas bebedeiras, Joe desaparece. Joe acorda num quarto de hotel que lhe serve de prisão durante 20 anos, ao fim do qual é inesperadamente libertado. Com sede de vingança, Joe procura o responsável pelo seu cativeiro e pela morte da sua mulher, ao mesmo tempo que procura saber o que aconteceu com a sua filha. Mas o jogo e as razões do seu captor são maiores e mais antigas do que Joe imagina.

Oldboy – Velho Amigo, um remake do homónimo filme sul-coreano de 2003 de Park Chan-wook, que por sua vez se inspira na homónima manga japonesa, pouco faz para justificar a sua existência. Privado de suspense e sem uma exploração decente e sustentada da sua personagem principal, Oldboy – Velho Amigo, quando não se lança numa frenética rotação kill-billiana, mais parece uma das ocasionais investigações da série Casos Arquivados, um case-of-the-week que dispensa introduções à linha narrativa principal e que recorre a apresentações sucintas de enquadramento e de circunstância. Joe surge como uma personagem oca e indefinida, pontuada por momentos fugazes que apontam para um indivíduo problemático, pretensioso e irresponsável, sem qualquer consequência para a conotação moral de que este filme de Spike Lee necessita para fazer razão de si mesmo.

Joe é encarcerado sem ter decorrido o tempo necessário para a satisfatória assimilação dos traços da sua personalidade e é libertado do seu cativeiro sem ter decorrido o tempo suficiente para mostrar e comprovar as suas certamente inúmeras privações, aflições e reflexões. Vinte anos parecem passar por Joe num ápice, sem que ele mesmo se pareça dar conta disso. A alegada redenção que completa neste período é de passagem ainda mais efémera, reduzida a algumas linhas em voice-over das cartas que vai escrevendo para a sua filha. Por via de uma montagem desnecessariamente apressada, onde não escapam alguns notórios erros de continuidade, Joe nunca justifica perante o espectador toda a panóplia de características que apresenta quando se encontra finalmente livre. Que Joe experimente um qualquer não visto surto de absolvição e de retaliação durante o seu cativeiro não é de todo inaceitável, mas que se transforme subitamente num herói vingativo com poderes especiais é um salto de fé maior do que a reza das pernas.

A história de Oldboy – Velho Amigo, que é praticamente fiel ao original, embora o novo setting, não está em causa, antes a maneira amorfa e sem ritmo como Spike Lee a recicla no grande ecrã, desperdiçando sucessivamente conceitos e oportunidades de aperfeiçoamento. Spike Lee desbarata de tal forma a história que a torna algo ridícula e incredível. Não ajuda a sua realização a toada melodramática das suas abordagens tentativamente sérias, envolta na música descontextualizada, ainda que bonita, de Roque Baños; nem as performances sofríveis de Josh Broslin e Sharlto Copley. Josh Broslin aparece perdido e espalhado ao comprido no seu registo, enquanto Sharlto Copley, na tentativa de criar uma personagem estranha e memorável, cria uma personagem absurda. Samuel L. Jackson é igual a Samuel L. Jackson nos papéis menos convencionais: algo interessante, mas sem espaço para mais.          

Oldboy – Velho Amigo oferece alguns bons momentos de acção consequentes da sede de vingança e do carácter de justiceiro implacável de Joe. No global, contudo, este remake é um filme sofrível que resulta menos muito menos inteligente do que se julga e se apresenta. Certamente não se fundamenta perante o seu causador.
  
CLASSIFICAÇÃO: 1,5 em 5 estrelas


Ttrailer:


1 comentário:

  1. Não vi, e gostei tanto do original, que perante este tipo de críticas acho que vou me deixar ficar quieto :)

    ResponderEliminar