quarta-feira, 2 de maio de 2012

Filme: Temos de Falar Sobre Kevin (2012)


Temos de Falar Sobre Kevin é um filme perturbante sobre a complicada relação de uma mãe com o seu filho. Mas mais do que isso, é um incrível retrato dos recessos psicóticos de uma personalidade perversa. Tilda Swinton está melhor do que nunca.

No presente, Eva (Tilda Swinton) encontra finalmente um trabalho numa pequena agência de viagens. Antes uma escritora de sucesso sobre viagens e experiências, Eva é agora uma mulher solitária, perturbada e mal encarada pela vizinhança. Em flashbacks, a vida de Eva é recordada, desde o nascimento do filho Kevin (Ezra Miller) à relação complicada com ele e à crescente dificuldade em ter um casamento feliz. Aos poucos, é relembrado o terrível dia que para sempre mudou a vida de Eva, a do seu filho e do resto da sua família.

A maneira como a história está seccionada entre o passado e o presente confere a Temos de Falar Sobre Kevin um tom de suspense e intriga de louvar, mais até do que o carácter dramático que acompanha sempre a personagem de Swinton. Funciona sobretudo por mostrar o acontecimento final, o momento que é afinal a razão de ser da história, de uma maneira crua e chocante que atinge o espectador como um murro no estômago.

A fotografia é inteligente. Marca os diferentes tempos da história, bem como os sentimentos transmitidos pelas personagens, com cores primárias vivas e significativas. O vermelho surge sempre cru a representar o horror, a culpa e revolta, enquanto o amarelo vem apontar os caminhos mal tomados do passado. Por fim, o laranja, num tom intermédio, marca os efeitos resultantes.

Temos de Falar Sobre Kevin é um trabalho extraordinário de Lynne Ramsay, que também assina o argumento adaptado do livro homónimo de Lionel Shriver. Meticulosamente filmado, o filme é uma estonteante jornada ao carácter criminoso e maldoso de um indivíduo que desde criança se apresenta problemático, desafiador, chantagista e terrivelmente perspicaz. Ezra Miller executa o seu papel de uma maneira insidiosa e quase macabra. Swinton entrega-se completamente à personagem e é absolutamente perfeita nas expressões e na linguagem corporal.

Temos de Falar Sobre Kevin é efectivamente uma excelente produção. Além da reflexão sobre o carácter maldoso do ser humano, é também uma demonstração da afeição de uma mãe ao seu filho, da sua constante procura de aceitação e carinho. No fim, a redenção chega e os desvios parecem finalmente estreitados. Mas tendo em conta tudo o aconteceu antes, o espectador só pode questionar-se se a vontade de aceitação é realmente superior à culpa e à aversão.

Temos de Falar Sobre Kevin estreia a 03/05/2012

CLASSIFICAÇÃO: 4 em 5 estrelas


Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário