Anna
Karenina, outra colaboração entre Wright e Knightley, tem tanto de familiar
como de novo. Imaginativo e pontualmente fascinante, ilustra satisfatoriamente o
escândalo social, a traição e o amor proibido. É marcado por boas actuações,
por pormenores técnicos curiosos e por um ritmo delongado.
Quando Anna (Keira Knightley) viaja para
Moscovo para visitar o seu irmão, conhece por acaso o Conde Vronsky (Aaron Taylor-Johnson), por quem
sente uma imediata atracção. Kitty (Alicia Vikander), irmã da cunhada de Anna, recebe
uma proposta de casamento de Konstantin Levin (Domhnall Gleeson), que rejeita
por aguardar semelhante proposta de Vronsky. Mas Vronsky enamora-se por Anna e
ambos principiam um caso amoroso que choca a alta-sociedade russa e enfurece o
marido de Anna, Alexei Karenin (Jude Law).
O clássico
romance de Leo Tolstoy já sofreu inúmeros tratamentos televisivos e
cinematográficos nos últimos cem anos. Joe Wright, reconhecido e estimado pelas
suas adaptações de Orgulho & Preconceito
e Expiação, arriscou transformar com
a sua versada visão o trabalho icónico de Tolstoy (considerado por muitos o
maior romance de todos os tempos e a grande influência da literatura moderna).
O resultado é outro filme de época de Wright que vive para além dos panoramas e
dos guarda-roupas exuberantes, mas que não alcança completamente a qualidade de
Orgulho & Preconceito ou, tão-pouco,
de Expiação. Constrangido por um
reduzido orçamento, Wright tem a engenhosidade de rodar a grande parte do
enredo num velho teatro adaptado ao longo da história às várias situações,
sentimentos e estratos sociais. Nisso, a história avança num voluteio
interessante de planos contínuos e alternações de cenário inesperadas,
sobrevivendo da iluminação e dos sons para entranhar no espectador a noção de
realismo e espaço. Embora, efectivamente, a qualidade teatral de Anna Karenina passe eventualmente
despercebida, ou aceitável, as cenas exteriores (mais frequentes na segunda
metade do filme) surgem como uma lufada de ar fresco e retiram alguma sensação
de claustrofobia que resida no espectador. Além disso, o aspecto teatral cria
por vezes no filme a sensação de um musical não cantado, marcado pela rotina da
execução e pela manifesta encenação. Mas o que também consegue, por via de tal aspecto,
são brilhantes momentos, como um baile na primeira metade que cria ansiedade
e encanto.
Com Anna Karenina, fica definitivamente
comprovado que Keira Knightley nasceu para os filmes de época. Assume convincentemente
os comportamentos, os maneirismos e a postura de uma sociedade russa industrializada
e pré-revolucionária que se debate com a tradição e com a mudança. Deslumbrante
até ao último momento, Knightley é uma categórica Karenina, sedutora e
delirante. Jude Law, por outro lado, é magnífico a interpretar um marido e pai
que parece sempre impávido e confortável, mas que mascara um forte controlo
emocional sempre perto do limite. Aaron Taylor-Johnson é o mais fraco no triângulo amoroso e a sua interpretação é por vezes inesperadamente caricata e emocionalmente
comprometida. O restante elenco, maioritariamente britânico, nunca compromete o
seu papel e traz vivacidade comedida a tantas outras personagens da extensa
obra de Tolstoy.
A história
secundária de Konstantin Levin e Kitty, embora funcione como o fio moral que agrega todo enredo (e proporcione também o necessário refúgio dos cenários exteriores), nunca ganha particular interesse e torna Anna Karenina mais extenso do que devia ser. Contudo, no fim de contas, o filme é uma adaptação agradável que merece ser visionada, não só pelos amantes do trabalho de Tolstoy, como pelos amantes de cinema em geral. Uma vez mais, a colaboração entre Wright e Knightley (e, porque não, Dario Marianelli – cuja música volta a deliciar) dá frutos. E mesmo que não esteja ao nível das colaborações anteriores, está bem melhor que muitos dos recentes filmes de época.
CLASSIFICAÇÃO: 3,5 em 5 estrelas
Site Oficial: http://annakareninamovie.co.uk/
Trailer:
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